Votorantim Metais, situada em Três Marias, é uma empresa familiar e é a maior produtora de zinco das Américas e entre as maiores do mundo. Foi criado em 1956, mas começou a fabricação de zinco apenas em 1969. Com 90 anos de grupo, na empresa é produzido SGH (zinco puro), ligas de zinco e óxido de zinco, concentrados de prata e chumbo, sulfato de cobre, ácido sulfúrico e dióxido de enxofre. O zinco é muito usado no dia-a-dia, pois evita que metais enferrujem, contra corrosão e é usado também para evitar que os pneus se ressequem com o calor, o zinco entra nas enzimas do corpo humano e também faz o com que o DNA fique mais estável, entre muitas outras utilidades. Foi escolhida Três Marias para a construção por causa da hidrelétrica que fornece energia e o Rio São Francisco que fornece água. Hoje é uma grande influência na cidade, pois além de fornecer os materiais é responsável por muitos empregos de moradores.
A preocupação pelo meio ambiente é visível. A Barragem Velha era onde sobras da fábrica eram depositadas, mas hoje está sendo corrigida pelo grupo, pois não reaproveitam os resíduos já que não é economicamente viável. Apresenta preocupação com a água da fábrica, pois antes de ser devolvida é tratada. Para o controle de gases na atmosfera há filtros nos tetos onde se controlam apenas liberando vapor de água.
A empresa é grande e sua mão-de-obra precisa ter o interesse de crescer e ser inovadora. Os trabalhadores devem tomar muito cuidado na fábrica, pois ficam muito expostos às elevadas temperaturas e óxido de zinco fazendo com que percam sais minerais. E são as minas que fornecem as matérias-primas, como Vazante que é a maior reserva de zinco.
Quando o zinco das minas chega à fábrica, sofre uma separação dos outros componentes por meio de reações químicas e etc.
A empresa de Votorantim também tem uma parte importante na sociedade pois participa e oferece muitos projetos benéficos, como a qualificação de jovens e com programas de educação.
terça-feira, 26 de agosto de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário