quarta-feira, 27 de agosto de 2008

O que é liga metálica?

Caracteriza-se como material com propriedades metálicas que tem dois ou mais elementos químicos, sendo que um deles pelo menos é metal. Há ligas que são formadas de metais e outras que são formadas de metais e semimetais (boro, silício, arsênio, antimônio) e de metais e não-metais (carbono, fósforo). Grande parte dos metais não são empregados em estado puro.
Ligas metálicas mais comuns são Aço (Fe e C), Aço inoxidável (Fe, C, Cr e Ni), Ouro de Jóias (Au, Ag e/ou Cobre), Amálgama dental (Hg, Ag e Sn), que é utilizada em obturação, Bronze (Cu e Sn) e Latão (Cu e Zn), que é utilizado em armas e torneiras. As indústrias automobilísticas, aeronáuticas, navais, bélicas e de construção civil são as principais responsáveis pelo consumo do metal em grande quantidade.


Energia elétrica do Grupo Votorantim


O Grupo Votorantim consome cerca de 4% de toda a energia elétrica produzida no país e gera mais da metade da energia utilizada em suas unidades industriais. A geração de energia é um fator estratégico para o Grupo, que investe constantemente em melhorias de desempenho e novos projetos.

Produtos finais da Votorantim


Os produtos finais da Votorantim estão divididos em agroindústria, celulose e papel, cimento, agregados, cal hidratada, argamassa, calcário agrícola, gesso e concreto, metais, e químicos. Na agroindústria a capacidade de produção atual da Votorantim Agroindústria é de 75 milhões de caixas de laranja ao ano, que corresponde a 330 mil toneladas de suco. A Votorantim Celulose e Papel (VCP) é uma das líderes do setor de celulose e papel do Brasil. Quase 90% da celulose vendida vai para o exterior, já o papel é destinado ao mercado interno, em sua maioria (cerca de 70%). A Votorantim Cimentos situa-se atualmente entre as dez maiores produtoras de cimento no mundo. A Votorantim Metais produz alumínio, zinco, níquel e aço. Na Votorantim Química são fornecidas matérias-primas como nitrocelulose, ácido fluirídrico e fluoreto de alumínio para outros segmentos industriais.

Votorantim quanto a produção mundial



O Grupo Votorantim iniciou seu processo de internacionalização em 2001. Aproximadamente 40% das receitas da área industrial Votorantim são provenientes de exportações ou geradas no exterior. A Votorantim opera em 13 países. São eles: Canadá: Votorantim Cimentos, que constitui em fábricas e terminais de cimento, centrais de concreto e unidades de agregados; Estados Unidos: Votorantim Cimentos; Votorantim Metais, que constitui em metalurgias de zinco e escritórios comerciais; Votorantim Celulose e Papel, que constitui em escritório comercial; Votorantim Agroindústria, que constitui em escritório comercial; Votorantim Química, que constitui em escritório comercial, e Votorantim Finanças, que constitui em ser corretora; Bahamas: Votorantim Finanças, que tem função de agência; Colômbia: Votorantim Metais, que tem função de siderurgia e exploração de mineral; Peru: Votorantim Metais, que tem função de metalurgia de zinco, exploração de mineral, participação acionária e mineradora; Bolívia: Votorantim Cimentos, que constitui em moagem, e Votorantim Metais, que constitui em exploração mineral; Argentina: Votorantim Metais, que tem função na participação acionária em siderúrgica; Brasil: Votorantim Cimentos, Metais, Celulose e Papel, Energia, Agroindústria, Química, Finanças e Novos Negócios; Bélgica: Votorantim Celulose e Papel, que constitui em terminal portuário, e Votorantim Agroindústria, que tem função de escritório comercial e terminal portuário; Inglaterra: Votorantim Finanças, que tem função de escritório de representação; Alemanha: Votorantim Agroindústria, que constitui em escritório comercial; Suíça: Votorantim Celulose e Papel, que constitui em escritório comercial; China: Votorantim Metais, que constitui em metalúrgica de zinco e escritório comercial, e Votorantim Celulose e Papel, que tem função de escritório de representação; Cingapura: Votorantim Celulose e Papel, que tem função de escritório comercial, e Votorantim Química, que tem função de escritório comercial e por fim Austrália: Votorantim Agroindústria, que tem função de terminal portuário.




*A Votorantim Cimentos situa-se atualmente entre as dez maiores produtoras de cimento no mundo.

Novelis e seus produtos finais


Os produtos finais são chapas industriais, tarugos, lingotes, placas, discos, químicos (Alumina, Hidrato de Alumínio, Pasta Eletródica e Revestimentos de Carbono), folhas de alumínio e chapas para latas.

Novelis quanto a produção de energia elétrica


A Novelis gera 25% de sua própria energia. Um dos motivos para que a empresa invista na geração de energia é para suprir a demanda de energia das fábricas da Novelis no Brasil. O investimento na construção e na ampliação de Usinas não traz benefícios só para a Novelis. As comunidades também são beneficiadas, desde a reativação econômica do local, pois a construção das usinas gera a contratação de mão-de-obra local, até a melhoria nutricional de seus habitantes.

Novelis quanto a produção mundial


Novelis é a líder mundial na produção de laminados e reciclagem de alumínio. Ela se encontra em quase todo o mundo: América do Norte, América do Sul, Europa e Ásia. Sendo que na América do Sul se encontra como a maior recicladora de latas de alumínio. Enquanto produz os materiais laminados, a empresa respeita ao máximo o meio ambiente e as comunidades aonde atua.
Também apóia fundações que visam prevenir a saúde bucal das comunidades, para atingir índices de saúde e higiene de acordo com a Organização Mundial de Saúde.

A base da tecnologia do Grupo Novelis é em pesquisa e desenvolvimento, possuindo quatro laboratórios de pesquisa, entre eles: Novelis Global Technology Center, em Kingston, Canadá, que produz produtos em alumínio, simulações, performance de materiais e tratamento de superfícies. É o principal centro de tecnologia; Novelis European Technology Center, em Neuhausen, Suíça, que produz produtos para superfícies críticas, tratamento de superfícies e tecnologia automotiva; Novelis Technical Services, em Aurora, USA, que produz materiais para latas de bebidas e Novelis Korea Technology Center, em Ulsan, Coréia, que produz produtos em alumínio e atendimento ao cliente. A Novelis Inc. que disponibiliza determinada tecnologia para outras Novelis, como acontece na Novelis do Brasil.

terça-feira, 26 de agosto de 2008

Mina de Ouro

Mina de ouro do séc XVIII que virou ponto turístico.Escravos que tinham estruturas mais baixas e eram fortes seriam os trabalhadores nas minas e os escravos altos teriam suas bolas “amassadas”. Muitos escravos acabavam ficando surdos e/ou cegos de tanto bater nas minas em busca de ouro e algumas vezes seus pulmões também viravam pedra por causa da poeira. Todos os dias havia um buraco na parede da mina que ao final do dia deveria estar cheio de ouro para que os escravos pudessem ter comida mais tarde, era chamado de Bucho. Naquela época havia o ocre que fazia as tintas de cor vermelha e amarela (a argila tinha essas cores por causa do óxido de ferro), e com isso as mulheres mulatas roubavam o ouro escondidas no cabelo. Nas minas também era encontrada ‘piritas’ conhecida como ouro dos tolos, onde nem tudo que brilha é ouro. Com as piritas era feito o material brilhante dourado das igrejas de Ouro Preto.Dentro da mina o clima era tropical pois havia samambaias e algumas plantas que nasciam por causa da umidade e da luz das lâmpadas. Essas plantas eram responsáveis pelo oxigênio dentro da mina. Havia dióxido de carbono que intoxicava as pessoas, por isso levavam um pássaro dentro de uma gaiola que quando o pássaro morresse todos saíam parar respirar.No final da mina não havia mais ouro pois encontrava-se as rochas magmáticas que não tem ouro.O ouro tirado era em pó.

(bucha)

Novelis



A Novelis é uma indústria indiana onde se fabrica alumínio. Antes de 2005 fazia parte da Alcan mas depois passou a ser parte do grupo Aditya Birla. É uma empresa multinacional onde há atividades de mineração da bauxita, refinação de alumina, geração de energia, produção de alumínio primário, laminação do alumínio e reciclagem.

Desde a década de 70 a empresa tem um programa Monumentos, pois foram acusados de destruir monumentos de pedra sabão por causa dos gases liberados e hoje apóiam programas culturais. Por isso há a tecnologia de Dryscrubler que filtra muitos dos gases liberados e o que realmente é liberado é apenas vapor. A Novelis é a maior recicladora de alumínio da America do Sul porque com a reciclagem há lucro. Como resíduo das fabricações, tem-se a cliorita, que facilita o processo de fusão entre os alumínios, economizando energia elétrica. Mas os resíduos são ainda reaproveitados por outras empresas.

A Novelis é um empresa de capital e suas características são de alto beneficiamento da matéria, incentivo ao desenvolvimento de novas tecnologias e produção de objetos que compõe outros objetos.

Com a fabricação de alumínios é necessário uma grande quantidade de energia então a empresa investe em usinas para a geração de energia. Hoje a Novelis gera 25% de sua própria energia. Os investimentos em usinas, não são apenas importantes para a empresa, mas também para a comunidade como a reativação econômica do local e a melhoria de seus habitantes.

No processo de formação do alumínio, os trabalhadores ficam expostos à caldeirões de temperaturas altíssimas e então a segurança é muito alta fazendo-os usarem vários equipamentos de proteção. Também pede-se muito cuidado pois o alumínio em temperaturas variadas não muda de cor e pode-se ter acidentes.

A primeira etapa de produção é quando a bauxita chega à industria e é levada para a moagem. Em seguida é peneirada para separar os resíduos. O que sobra é a alumina (um pó branco) que depois passa por eletrólise com a criolita tornando-se em alumínio liquido. E enfim o alumínio é transformado em placas e tarugos. As placas têm 1 liga, mas com a tecnologia Fusion as placas vão passar a ter 2 ligas para automóveis. Após todo o processo é levado para a Laminação de Chapas em Pindamonhangaba- SP onde o alumínio vira bobina e então forma-se folhas em Fabricação de Folhas em Santo André-SP.




A utilização de alumínio é importante porque serve para embalagens de remédios, sucos, pasta de dentes e muitos outros. E o grupo da Novelis dá patrocínios para outras instituições para continuar a produção.
A Produção anual:
De bauxita: 450 mil toneladas
De alumina: 145 mil toneladas.

Votorantim Metais

Votorantim Metais, situada em Três Marias, é uma empresa familiar e é a maior produtora de zinco das Américas e entre as maiores do mundo. Foi criado em 1956, mas começou a fabricação de zinco apenas em 1969. Com 90 anos de grupo, na empresa é produzido SGH (zinco puro), ligas de zinco e óxido de zinco, concentrados de prata e chumbo, sulfato de cobre, ácido sulfúrico e dióxido de enxofre. O zinco é muito usado no dia-a-dia, pois evita que metais enferrujem, contra corrosão e é usado também para evitar que os pneus se ressequem com o calor, o zinco entra nas enzimas do corpo humano e também faz o com que o DNA fique mais estável, entre muitas outras utilidades. Foi escolhida Três Marias para a construção por causa da hidrelétrica que fornece energia e o Rio São Francisco que fornece água. Hoje é uma grande influência na cidade, pois além de fornecer os materiais é responsável por muitos empregos de moradores.

A preocupação pelo meio ambiente é visível. A Barragem Velha era onde sobras da fábrica eram depositadas, mas hoje está sendo corrigida pelo grupo, pois não reaproveitam os resíduos já que não é economicamente viável. Apresenta preocupação com a água da fábrica, pois antes de ser devolvida é tratada. Para o controle de gases na atmosfera há filtros nos tetos onde se controlam apenas liberando vapor de água.

A empresa é grande e sua mão-de-obra precisa ter o interesse de crescer e ser inovadora. Os trabalhadores devem tomar muito cuidado na fábrica, pois ficam muito expostos às elevadas temperaturas e óxido de zinco fazendo com que percam sais minerais. E são as minas que fornecem as matérias-primas, como Vazante que é a maior reserva de zinco.

Quando o zinco das minas chega à fábrica, sofre uma separação dos outros componentes por meio de reações químicas e etc.

A empresa de Votorantim também tem uma parte importante na sociedade pois participa e oferece muitos projetos benéficos, como a qualificação de jovens e com programas de educação.

Votorantim Metais quanto à preservação ambiental.



A fábrica Votorantim Metais no começo de sua criação não tomava nenhuma medida quanto à preservação ambiental. Com o passar dos anos a empresa começou a adotar medidas para preservar o meio ambiente como:

Em 25/02/02 foram encerradas as atividades da Barragem Velha.

A Barragem de Lavagem que apresentou infiltração recebe o rejeito da produção atual.

Em 05/09/07 foi realizada audiência pública do projeto Depósito Murici proposta para receber o rejeito das duas barragens.

A água utilizada no processo uma parte retorna para o processo e a outra parte é tratada e devolvida para o rio São Francisco.


Represa de Três Marias e sua importância para o vale do rio São Francisco

Histórico:
A represa de Três Marias ainda hoje é considerada uma das maiores barragens de terra do mundo. A construção da barragem de Três Marias iniciada, pelo então presidente, Jucelino Kubitschek, foi iniciada em maio de 1957 , concluída em janeiro de 1961, teve como principais objetivos a regularização do curso das águas do rio São Francisco nas cheias periódicas e melhoria da navegabilidade; a utilização do potencial hidrelétrico e o fomento da indústria e irrigação. A represa foi construída com recursos da Comissão do Vale do São Francisco (CVSF) e é administrada pela Cemig.
Tem 2.700 metros extensão com base de 600 metros, altura de 75 metros e sua usina gera 396.000 KW. O Lago, também chamado de Doce Mar de Minas, possui 1.040 km2 quadrados de superfície (8,7 vezes maior que a Bahia da Guanabara), e banha oito municípios. Para a conclusão desse empreendimento foram criados pelo Governo Federal cerca de dez mil postos de trabalho.

Importância:
A Bacia tem enorme importância para o desenvolvimento local, com diversas finalidades. Após a construção da represa de Três Marias, puderam ser observados a proteção de espécies de árvores típicas do cerrado. Formou-se uma ilha de mil ha a cerca de 19 km da cidade. O Ibama ainda criou a Estação Ecológica de Piratininga realçando ainda mais a importância da rica fauna e flora nativas. Cerca de 160 espécies de animais sobrevivem sem intervenção do homem em seu habitat.Há cerca de 300 mil ha de terras irrigadas na região, com destaque para a produção de frutas (uvas, mangas, etc) para exportação no Vale do São Francisco. A agricultura de sequeiro, a pecuária e as atividades minerais também são marcantes. O turismo tem atrativos culturais, históricos e naturais, como parques e a diversa fauna e flora. A geração de energia hidroelétrica por várias usinas no rio e em seus afluentes abastece o Norte mineiro e todo o Nordeste.

Igreja Nossa Senhora do Pilar. É considerada uma das mais requintadas do barroco mineiro.Foi erguida em torno de uma capela e foi inaugurada antes mesmo de estar concluída.O seu interior é revestido de ouro, não foi possível tirar fotos para não desgastar a decoração.Na sacristia, está o Museu de Arte Sacra do Pilar, que reúne imagens, documentos e algumas das vestimentas usadas na celebração do Santíssimo Sacramento.O Barroco foi um período estilístico e filosófico da História da sociedade ocidental, ocorrido desde meados do século XVI até ao século XVIII. Foi inspirado no fervor religioso e na passionalidade da Contra-reforma. Didaticamente falando, o Período Barroco, vai de 1580 a 1756.
O termo "Barroco" advém da palavra portuguesa homónima que significa "pérola imperfeita", ou por extensão jóia falsa. A palavra foi rapidamente introduzida nas línguas francesa e italiana.

Comparação da sociedade colonial brasileira do nordeste com a mineira



Sociedade colonial brasileira do nordeste


A sociedade da região açucareira dos séculos XVI e XVII era composta, basicamente, por dois grupos. O dos proprietários de escravos e de terras compreendia os senhores de engenho e os plantadores independentes de cana. Estes não possuíam recursos para montar um engenho para moer a sua cana e, para tal, usavam os dos senhores de engenho. O outro grupo era formado pelos escravos, numericamente muito maior, porém quase sem direito algum. Entre esses dois grupos existia uma faixa intermediária: pessoas que serviam aos interesses dos senhores como os trabalhadores assalariados e os agregados.


O fato da colonização Portuguesa ter começado primeiramente pelo nordeste foi por ter ameaças de outros países em dominar o Brasil, e como o Nordeste fica na fronteira era melhor começar a colonização por lá, para então fechar o litoral e impedir a entrada de novas pessoas ao território brasileiro. O nordeste se tornou uma colônia de exploração da coroa portuguesa. A escolha da empresa açucareira foi determinada por uma série de fatores. Primeiro, os portugueses já estavam habituados ao plantio da cana e à produção do açúcar desde o século XV. Por sua vez, o açúcar despontava, no início do século XVI, como uma mercadoria de alta aceitação nos mercados consumidores europeus. Crescia o consumo de um produto que já fora considerado de alto luxo e de tal maneira raro que chegara a figurar como dote nos casamentos de rainhas. Além disso, dada a rentabilidade da empresa açucareira, os holandeses investiram substancialmente seus capitais no financiamento da refinação, distribuição, importação da mão-de-obra escrava e, em especial, na instalação de engenhos no Brasil, o que lhes garantia maior porcentagem da renda gerada pela empresa açucareira brasileira. Pelo exposto fica claro que a alta rentabilidade do açúcar facilitou a aquisição de financiamentos portugueses ou estrangeiros para a montagem da empresa agromanufatureira do açúcar no Brasil. O que se esperava ter na colônia era uma projeção social e econômica superior à que tinha na metrópole, ser proprietário, enriquecer rapidamente e, se possível, voltar para gozar a vida na Corte.


Sociedade colonial brasileira mineira

Minas Gerais na metade do século XVIII atingiu o grau de progresso urbano que poderia ser considerado como uma das sociedades mais evoluídas do mundo, pois o ouro havia sido descoberto em camadas superficiais em depósitos aluviais e afloramento, e desse modo o ouro era acessível a todos que por ele se interessassem, sobremodo favorecidos pelo interesse real. Desta maneira o ouro atraiu um número de imigrantes sem igual na história do reino e este movimento migratório estabeleceu uma ocupação estável em pleno sertão, de proporções continentais e em conseqüência dessa migração há de se ressaltar a consolidação da economia do Estado Colonial e a influencia no desenvolvimento da ocupação territorial brasileira. Libertando a criatividade dos construtores e o seu desenvolvimento e creditado a própria característica do povoamento e do tipo de riqueza, misturando em harmonia expressões iluministas com tradições medievais e de contra-reforma em que as irmandade de negros, de mulatos e de brancos desenvolveram modelos próprios, sem submissão as reformas importadas que dominavam o litoral, libertando a criatividade dos construtores. A musica do período colonial em Minas Gerais apresentou-se com grandiosas obras e seus regentes e numerosos músicos, onde o elemento mulato era predominante, pois sendo uma sociedade hierarquicamente estratificada, todos os ofícios caiam nas mãos dos mestiços, pois era a única forma possível de ascensão social, era notável a correlação da musica dos mulatos mineiros com as musicas européia. A Câmara Municipal era a expressão local administrativa onde tinham as atribuições executiva, legislativa e judiciarias. Sendo o Brasil uma província de todo um império colonial de proporções mundiais, tinha uma especialização básica que era os produtos agrícolas e sendo o maior produtor de açúcar do mundo e o principal fornecedor de toda a Europa, e a prosperidade de Portugal metropolitano no meado do século XVIII, dependia das flutuações da economia da colônia, sendo o ouro, o fumo e o açúcar o que constituía a base do complexo comercial do Atlântico Sul, sendo que o fumo e o açúcar proporcionavam lucrativas reexportação para a Espanha e eram basicamente cultivados no nordeste brasileiro; e sendo o ouro, extraído principalmente de Minas Gerais, o meio de equibrio do intercâmbio desfavorável com o norte e de pagar as importações de madeiras e de cereais. Sendo o ouro brasileiro o principal sustentáculo da economia portuguesa, a sua abundância criara a crença de que as reservas em Minas Gerais eram inesgotáveis, e com a decadência das reservas de ouro foi profundamente desastroso para a sociedade mineira e mal compreendida na metrópole e relutantemente aceita, com a renda da Capitania descrecendo violentamente e sem perspectivas de aumento e criando uma impossibilidade de cobrança dos impostos e da divida de todos os cidadões de Minas Gerais.

Análise da música Assentamento de Chico Buarque


Análise da música de Chico Buarque- Assentamento
Quando eu morrer, que me enterrem na beira do chapadão-contente com minha terra
Cansado de tanta guerra
Crescido de coração
Zanza daqui Zanza pra acolá
Fim de feira, periferia afora
A cidade não mora mais em mim
Francisco, Serafim Vamos embora
Embora
Ver o capim
Ver o baobá
Vamos ver a campina quando flora
A piracema, rios contravim
Binho, Bel, Bia, Quim
Vamos embora
Quando eu morrer
Cansado de guerra
Morro de bem
Com a minha terra:
Cana, caqui
Inhame, abóbora
Onde só vento se semeava outrora
Amplidão, nação, sertão sem fim
Oh, Manuel, Migüilim
Vamos embora
Zanza daqui
Zanza pra acolá
Fim de feira, periferia afora
A cidade não mora mais em mim
Francisco, Serafim
Vamos embora
Embora
Ver o capim
Ver o baobá
Vamos ver a campina quando flora
A piracema, rios contravim
Binho, Bel, Bia, Quim
Vamos embora
Quando eu morrer
Cansado de guerra
Morro de bem
Com a minha terra:
Cana, caqui
Inhame, abóbora
Onde só vento se semeava outrora
Amplidão, nação, sertão sem fim
Oh, Manuel, Migüilim
Vamos embora
Quando eu morrer, que me enterrem na beira do chapadão-contente com minha terra
Cansado de tanta guerra
Crescido de coração



A música trata sobre um sertanejo, que passou a sua vida toda ao lado dos chapadões, perto das plantações e em convivência com a terra. Viveu no sertão, e quando morrer quer ser enterrado no mesmo lugar onde passou a maior parte de sua vida, e provavelmente onde passou alguns bons momentos. E se morrer morrerá em paz, sem guerra interior, sem guerra propriamente dita, sem peso no coração. Morrerá bem, pois sabe que fez o bem, sabe que cresceu internamente e junto com o seu crescimento pode ajudar outras pessoas. Um homem simples, e que soube viver a sua vida. E ao final convida aos seus amigos a ir embora, para ver o que ele pode ver: uma vida no campo cheia de mistérios e belezas, onde o bonito e o belo é ver as plantas florescerem, ver o piracema(um espetáculo de procriação dos peixes), e ver na natureza a razão de estar vivo.

quarta-feira, 13 de agosto de 2008



Igreja de Nossa Senhora da Conceição






Igreja de Nossa Senhora da Conceição em Congonhas. Na escadaria pode-se observar vários ornamentos que representam os doze profetas de Aleijadinho. O interior da Igreja é no estilo rococó e apresenta os trabalhos dos artistas mais importantes daquela época. Sob o teto do coro, pinturas do Mestre Ataíde representam os três patriarcas de Jerusalém: Abraão, Isaac e Jacó. Sobre as mesas dos altares, ficam os seis relicários feitos por Aleijadinho para o Santuário.
O conjunto de 12 profetas de Congonhas do Campo configura-se como uma das séries mais completas, da arte cristã ocidental, representando profetas. Estão presentes os quatro principais profetas do Antigo Testamento - Isaías, Jeremias, Ezequiel e Daniel, em posição de destaque na ala central da escadaria - e oito profetas menores, escolhidos por um clérigo segundo a importância estabelecida na ordem do cânon bíblico. Nos três planos do átrio, esculturas ordenam seus gestos simetricamente em relação ao eixo principal da composição. Abrindo a representação, estão Jeremias e Isaías de frente e atrás deles, no primeiro patamar, Baruc e Ezequiel. No terraço do adro encontram-se Daniel e Oséias, de perfil. Mais além, Jonas e Joel dão-se as costas e, finalmente, nos ângulos curvilíneos do pátio, Abdias e Habacuc erguem um dos braços, e nas extremidades do arco Amós e Naum apresentam-se de frente. Organizado segundo um jogo de correspondências, os profetas formam um conjunto unitário e ao mesmo tempo diversificado em suas partes, em perfeita organização cenográfica. Apesar da força expressiva de cada peça, é na comunicação estabelecida pela visão do grupo que a eloqüência de cada gesto atinge sua plenitude, como num ato de balé.
Uma pequena curiosidade com relação a essa imagem.Se observarmos bem, quando se projeta uma sombra em cima dela podemos notar uma coroa, a barba, os olhos e a boca formando em conjunto o rosto de Jesus Cristo.


Igreja São Francisco de Assis.É uma das mais importantes de Ouro Preto e uma das mais conhecidas do Brasil. Construída em 1766, é considerada uma das maiores obras do escultor (e arquiteto) Aleijadinho. Ele participou no planejamento e na feitura de várias peças da igreja, como o altar-mor.Á época que a igreja foi construída, Ouro Preto vivia o ápice da sua história, por isso a magnitude da construção em diversos sentidos (tamanho, detalhamento, peças de ouro). A construção é um marco religioso, social, artístico da cidade e do estado.Com a restauração recente que houve, assim como outras importantes que acontecem e aconteceram ultimamente na cidade, a igreja ganhou uma vida nova, possibilitando uma visita muito mais detalhada.


Esse conjunto de estátuas foram executados em menos de cinco anos. Mesmo muito fraco por conta de uma doença, Aleijadinho não poupou esforços para deixar nas imagens dos profetas a marca de seu gênio.









Região do Caraça









A região do Caraça é uma região de grande altitude. Devido à sua localização, a temperatura da região está sempre bem amena, e as noites são bastante frias. O clima da região é o tropical de altitude.Já em Brasília o clima é bem mais seco e ameno,com duas estações bem distintas , a de estiagem que é bastante seca , entre março e outubro. E a chuvas, que se prolonga pelos meses de verão ,novembro a fevereiro não sofre com o grande período de seca como brasília. As chuvas na região do caraça são bem mais distribuidas durante o ano. Apesar disso a variação da temperatura na região do Caraça e em Brasília são semelhantes com a média máxima de 25º e a mínima de 15º. O clima da região do Caraça e de Brasília sofrem uma grande influência da altitude.